Mapa do Site
Home
Portfolio
TendênciasArtigos
Agenda
Links Interessantes
E-mail
 

 
Tendências primavera verão 2008 - 2009

                        Tendências de moda, conjunto de informações coletadas num período de tempo que são analisadas por especialista no comportamento humano. As tendências aqui apresentadas são um apanho geral do trabalho de milhares de pessoas que percorrem o mundo analisando desfiles, lojas, ruas, clubes, igrejas, enfim, todo e qualquer lugar onde o comportamento humano possa mostrar tendências ou macro tendências que irão direcionar o trabalho dos profissionais das industriais de moda.
A cada nova estação as pessoas diretamente ligadas ao mundo da moda, definem rotas a serem seguidas. Um dos pontos importantes antes de criar uma coleção é definir o tema, seguindo tendências mundiais de moda, vários temas são pré-definidos, dentre eles, os estilistas selecionam os que melhor atendem ao perfil de seu público alvo.

Selecionamos quatro temas que nos pareceu serem os que melhor ilustram as tendências do verão 2008-2009.
Perfume de Primavera – Romântico
Cromoterapia – Urbano
Anos 70 ou psicodélico
Tribos - Urbano

Este verão será especialmente romântico, mesmos usando temas mais urbanos, o romantismo se faz presente em detalhes, acabamentos e cores. O ponto forte para esta estação é ser feminina. (Women Trends)
 

Algumas tendências dos desfiles primavera verão: 

Vestidos:  Uma explosão de cores e forma toma conta do próximo verão. Maxi dresses, este tipo de vestido que nada mais é do que um vestido longo, será a vedete da estação, multicoloridos, a grande maioria com saias amplas. Os modelos seguem as cores sugeridas para o verão 2009, mas o grande diferencial destes vestidos está na estamparia. Estampas de chita, florais grandes ou muito pequenos, mistura de padrões criando um patchwork. Em um clima de romantismo, as flores também aparecem com detalhes, broches, apliques e bordados.
Outros modelos de vestido também se destacaram nos desfiles, formas clássicas dos anos 20, 30 e um enfoque especial para o “New Look” de Dior, apesar de estar com mais de 50 anos, este look promete aparecer pronto para grandes ocasiões.
Os vestidos aparecem em tecidos leves, formas amplas, modelagem assimétrica, mini vestidos usados como peça única ou com calça fuso, linha “A” mais curta, além do vestido kimono, e vestidos chemise (vestido camisa). Modelo sari, um ombro nu e outro com manga em forma de sino, tomara que caia, e modelos balonê com menos volume.
 

Clique nas fotos para ampliá-las

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Fotos Marcio Madeira - First View

Calças:  A calça reta é um coringa que dificilmente sairá das tendências de moda, a altura da cintura varia bastante, porém a cintura altíssima é uma tendência forte, ainda veremos muita calça skinny e legging. Direto dos baús dos anos 70, as calças boca de sino voltaram, provavelmente receberão um nome mais moderno apesar de ser a mesma daquela época. Calça curta, os shorts curtos continuam neste verão, acompanhados com blusas de algodão, ou um pouco mais requintados compondo o look com sedas e cetins, os shorts serão a segunda forma mais importante, calça bag, semi bag e o macacões, muito usados no final dos anos setenta e inicio dos anos oitenta.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Fotos Marcio Madeira - First View

Saias:   As saias lápis e tulipa continuam, com cintura marcada, e para o verão, acompanhas pelas saias amplas, estilo “New Look”, são saias godê também com cintura alta e bem marcada. Saias mini, balonê, saia super longa, saia linha A, saia indiana e longuete.

Blazers e suéteres: Seguem as tendências do inverno 2008, anos 40, cintura bem marcada, um visual muito feminino. Blusas e camisas: Golas trabalhadas, com drapeados, enfeitadas com flores de tecido, alças que parecem ser uma bijuteria, bordadas e rebordadas com pedras e outros materiais. Este verão promete deixar a feminilidade e o romantismo à flor da pele. Túnicas e volume nas mangas, mini túnicas e tomara que caia, aplicações com trabalhos manuais, aplicações de paetês ou metais, decotes diferenciados, drapeados, decotes rebordados. Camisaria branca, Camisa pólo e muitas amarrações nos tops.


Golas:  As golas com grandes laços, jabots, flores de tecidos, e uma grande variedade de falsas golas, são bordados e aplicações que faz com que pareçam colares, gargantilhas.
As mangas com modelo kimono continuam neste verão, volumes em mangas e saias aparecem em quase todas as tendências, mas um dos grandes destaques fica por conta do patchwork tão bem ilustrado por pela D&G, que é a linha jovem da marca Dolce & Gabanna.
A roupa bonita e usável do inverno passado, neste verão será romântica, delicada, e mais feminina.
 

Formas:  No segmento feminino, desfilaram nas passarelas das semanas de moda silhuetas que vem desde os anos vinte, como o estilo "melindrosas" (John Galliano), taileur anos quarenta do período da guerra, o volume excessivo dos anos cinqüenta do pós-guerra. Todos trazem em comum à cintura bem marcada, seja pela modelagem ou com uso de acessórios, a forma de ampulheta deve permanecer por mais algumas estações.
Também muito usado pelos grandes estilistas, o “rip chic”, vestidos, batas, túnicas, em tecidos estampados, de forma discreta ou muito colorido como a coleção da D&G.
Sem dúvida, uma forte tendência do inverno 2008, estende-se para a primavera e o verão 2009, sentir-se confortável e extremamente feminina, ousar, combinar, aproveitar a onda “HI-LO”, (misturar peças simples com as mais sofisticadas, visual chic básico), também é tendência para a próxima estação.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Fotos Marcio Madeira - First View

Detalhes
Abotoamento frontal; e lateral;
Decotes assimétricos;
Efeito degrade;
Aplicações de bordados, crochê, e pedras;
Pregas assimétricas;
Debruns;
Cordões decorativos;
Patchwork;
Origami;
Drapeado;
Amarrações diversas;
Ajustes nas barras de calças;
Bolsos exagerados;
Cós mais largo;
Cós exagerado;
Decoração com laço e zíper;
Punho nas barras;
Ilhós;
Fivelas em varias formas.
 

Tecidos
Cetim, crepe, seda, musselina, tecidos com efeitos perolizados e metálicos, fio metálico na composição. Tricoline, Jérsei, Viscolycra, tecidos com paetês.
Bases transparentes, rendas, algodão com elastano e poliamida.
 

Cores  
O cinza continua, usado como cor fria e base para composições com cores vibrantes. Os tons pastel, tons de bege para peças básicas. O amarelo com marrom e turquesa é uma combinação muito usada na estamparia.
Cores que se destacaram:
O Azul Bic; Azul turquesa; Rosa salmão e tonalidades de rosa; vermelho alaranjado; cor de caqui (fruta); amarelos; azul délavé; branco; preto; muitas variações de verdes; e as cores primárias.
Outras Cores
Pink limpo
Vermelho caqui
Vermelho valentino
Vermelho tomate
Flamboyant
Coral
Goiaba
Coral aceso
Alaranjados
Mandarina
Coral queimado
Amarelo, com o cinza;
Milho e girassol
Limão siciliano
Verdes: Piscina e menta;
Verde azulado;
Verde bandeira e herbal
Turquesa escuro
Marinho – muito usado
Azul matisse, meio royal
Lilás, roxo mais forte,
 

Veja a cartela de cores pantone para o inverno 2009


Acessórios
Acessórios como parte da roupa, bordados com pedraria usados como alças, não se distingue se é acessório ou parte da roupa, seguindo esta linha de acessório não acessório os trabalhos em macramé principalmente nos decotes, pala em crochê simples ou bordadas com pedras, e os punhos que parecem pulseiras.


Estamparia
As estampas florais são as mais usadas para a estação, flores grandes ou muito pequenas ou ainda a mistura de vários tamanhos e cores num mesmo tecido. Estampas geométricas, estilo oriental, estampadas rebordadas, super heróis na estamparia, tecnologia estampada no tecido, Tié dye, blocos de cores estampados no tecido ou montados como um patchwork, estamparia gráfica e muita mistura de branco e preto.
O “animal print”, tecidos estampados imitando pele de animais continua forte neste verão, a vez é dos crocodilos e das cobras, acompanhados pelas onças, tigres, e zebras.

Temas
Rip chic, Casual Safári, Tribos, Sweet Lady, foram os temas mais usados, cada coleção usou uma forma diferente para nomear o que estes temas sugerem.
 

   

Vitrines Alto Verão - Lyon França

 
 

 

        

    

 


 
 

 
 

|Mapa do Site| |Home| |Portfolio| |Tendências| |Artigos| |Agenda| |Links Interessantes|
  

 

© Copyright

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial,

 editorial ou republicação na internet, sem prévia autorização MESMO QUE CITADA A FONTE

 (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).