Projeto de Coleção

Book de Coleção

SENAI CURITIBA
CURSO TÉCNICO EM ESTILISMO DE CONFECÇÃO INDUSTRIAL  
MARIA DE LOURDES GALVÃO MÜLLER
TURMA M - 2° MÓDULO  

  Book – Coleção Outono / Inverno 2006
Cores da Terra




Criar coleção a partir do tema extraído da pesquisa  Feita  sobre vida e obrado Artista Plástico Rogério Dias. Para a disciplina de Projeto e Gerenciamento de Produto,  como parte do projeto do 2° modulo do curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial.  

Professora Marianne Röhrig
Projeto e Gerenciamento de Produto
CURITIBA NOVEMBRO  2005    

“Escolha o trabalho que gosta e  não terá que trabalhar  um único dia em sua vida."  
Confucio  


Introdução  
Este book contém uma mini coleção para a estação de outono inverno 2006. A criação e o desenvolvimento da coleção começaram no primeiro semestre de 2005 com as pesquisas de Tendências de moda, cores, tecidos, modelos, etc. O segundo momento do projeto foi uma pesquisa sobre vida e obra do artista plástico Rogério Dias de onde surgiu o tema Madeira.
A partir do tema madeira e tendo médicas como publico alvo, deu-se inicio à criação de modelos que têm as cores de vários tipos de madeira e que fazem parte da cartela de cores sugerida pelas pesquisas de tendências.
Os tecidos foram escolhidos de acordo com a textura da madeira e com o caimento que deveriam dar as peças de roupas. Os modelos atendem ao gosto do publico alvo e seguem igualmente as tendências da estação.
Nas paginas seguintes, o livro está dividido da seguinte forma:
_ Tema da coleção;
_ Texto sobre o público-alvo;
_ Imagem do público-alvo;
_ Conceito de coleção;
_ Ambiência;
_ Cartela de Cores e de Materiais;
_ Analise Técnica do Tecidos;
_ Estampa desenvolvida especialmente para esta coleção, com motivos extraídos do Tema Madeira;
_ Repetição da Estampa;
_ Croquis;
_ Desenhos Técnicos;
_ Referências Bibliográficas.  

Este projeto baseia-se em elementos que crescem da terra.
O nome da coleção é “Cores da Terra”, uma vez que  a “Terra Natal”, é um ponto marcante tanto na vida do artista plástico Rogério Dias quanto do estilista autor deste livro.  
TEMA DA PESQUISA  
Entre as obras de Rogério Dias, destaca-se uma escultura que chama especial  atenção.
Dentro de um espírito de reaproveitamento de materiais, Rogério Dias transformou uma tábua de carne (figura 1), em uma espécie de máscara. Esta obra, parece ser um misto de escultura e pintura. Vista de frente, notamos a divisão em faixas, o contraste de cores fortes e tons pastel, e muito volume representado nas imagens do ovo e do pintinho.
Nesta escultura o artista abriu um orifício para se olhar do outro lado, em torno do qual pintou um grande ovo que ocupou a parte central e projetou uma sombra do lado direito da tábua. Na parte inferior do lado esquerdo, um volumoso pintinho, com olhos esbugalhados aparentemente admirado com o que vê em sua frente. Nas cores amarelo / ocre, laranja, marrom e branco a escultura, bidimensional, parece ter vida própria.
A escultura passa uma imagem marcante da madeira, suas texturas, suas cores.

Dentro do tema proposto, o trabalho será realizado unindo informações visuais da escultura, tais com formas, divisão em faixas e volume, assim como utilizara as cores e texturas da madeira que foi base para esta obra.   

Figura 1 Técnica: Mista óleo sobre Madeira Luis Antonio Solda

PÚBLICO ALVO   O Público, alvo desta coleção, foi selecionado por profissão, neste caso, médicos. Existem diferenças entre pessoas de mesma atividade tais como; idade; gênero; estilo; ciclo de vida entre outros.
Os profissionais entrevistados se encaixam no seguinte perfil: - Mulheres, de classe A, acima de 35 anos, casadas e com filhos.
Com um ritmo de vida bem dinâmico, estas médicas cumprem no mínimo dois turnos de trabalho, um no hospital e/ou no consultório, e, outro como dona de casa. As médicas levam uma vida igual à de outras mulheres de mesma faixa etária e ciclo de vida.   São alegres, atuantes tanto profissionalmente quanto na vida familiar passeiam em shoppings, freqüentam restaurantes, vão a teatros e cinemas.
Com personalidade marcante, nossas consumidoras gostam de se vestir com um estilo elegante, dão prioridade à qualidade dos tecidos e da confecção, e, não se importam em pagar mais por isso, o conforto das roupas é fundamental.
Nesta fase da vida, sem a necessidade de auto-afirmação, suas escolhas são feitas de maneira serena, sabem que não é a roupa que da personalidade a pessoa e sim o contrario.   
Seu estilo de vestir não tem variações marcantes quanto aos modelos. Usam roupas mais sóbrias, e em cores suaves, mesmo aquelas peças de tons mais fortes devem compor o visual com tons pastéis para não perder a leveza.
Com espírito jovem, dinâmica, e de bem com a vida, esta consumidora sai às compras para satisfazer não apenas às necessidades básicas de vestir, mas também aos seus desejos de que “tudo pode ser melhor”, e que apesar dos problemas inerentes a vida, viver vale a pena.

 Imagem do Publico Alvo Ausente em respeito ao direito de uso de Imagem

Coleção Cores da Terra
“Cores da Terra é uma coleção de outono inverno para o ano de 2006. Inspirada em uma escultura de Rogério Dias, procurou seguir as tendências mais fortes para esta estação: cores, texturas, tecidos e aviamentos.”  
Conceito
A partir da pesquisa sobre vida e obra do artista plástico Rogério Dias, a inspiração para o tema Madeira, veio de uma escultura bidimensional, feita em uma tábua de carne. A beleza da madeira, sua riqueza em cores e texturas, foram fundamentais na criação dos modelos.
Detalhes da obra como volume representado em um passarinho, serão representados em golas feitas de tricô que terão aparência de pele animal. Para dar unidade a coleção serão usados recortes dividindo as peças em faixas horizontais. As formas da escultura farão parte dos modelos da coleção, assim como quase todas as cores. A escolha de tecidos foi baseada nas cores e texturas da madeira mas que também se percebem na obra que inspirou o tema deste projeto que é a Madeira.
Para o desenvolvimento desta coleção foram considerados os seguintes aspectos: Tendências outono inverno 2006, desejos do publico alvo, características extraídas do tema. Cores, texturas, tipos de tecidos reuniram-se e deram formas a peças como: ternos femininos, com recortes que lembram as divisões em faixas tão exploradas por Rogério Dias, decotes retangulares mostrando as formas da tabua de carne, saias e vestidos com um pouco de volume satisfazendo ao consumidor e também representados na obra,

Três cores foram extraídas da madeira, marrom da Imbuia, ocre do mogno e areia do carvalho e a quarta cor foi inspirada na berinjela, dentre as muitas cores que ela assume durante sua fase de crescimento a cor escolhida foi violeta.

Foram usados quatro tecidos nesta coleção, dois tecidos mais sofisticados como a lã fria e o tricô artesanal e, dois tecidos mais simples como o crepe e sarja de microfibra, cada tecido com um propósito específico que levam em consideração a estrutura da peça, e o caimento que se quer dar a cada modelo.
Os modelos são compostos por jaquetas e casacos de tricô, com gola de lã imitando pele, blazers em lã fria fazendo conjunto com saias e calças do mesmo tecido, e para os dias mais quentes, calças e saias mais leves em uma sarja de microfibra,  blusas e vestidos em crepe.
Em todas as peças percebe-se a divisão em faixas, alguns modelos com recortes, outros divididos por um cinto ou com debrum do mesmo tecido. Para o acabamento foram usados faixas de crochê em algumas peças, botões e fivelas de madeira, zíperes com dois cursores. Imagem da Ambiencia    
 
Imagem da cartela de Cores e Materiais    

Analise Técnica dos Materiais  

Lã MOUSSE - Tricô - Malharia retilínea - Comp 75% Acrílico 25% Poliamida - Fiação Fides Ltda – Br
O tricô é um tecido que não sai de moda, apesar de parecer coisa do tempo da vovó, pessoas com um gosto mais apurado sabem lhe dar o devido valor. Suas principais características são: malheabilidade, versatilidade, pode-se fazer uma variação de modelos muito grande, é aconchegante, macio, abraça o corpo e sua principal característica, aquece o corpo.
Em uma coleção de inverno para uma pessoa que gosta de qualidade, e conforto o tricô é indispensável.  

Lã fria - Super 120’s - 100% Lã de carneiro (merinos australianos)
A lã fria é isolante térmica, mantém a temperatura do corpo de 5 a 8 graus, em média, mais baixa em comparação aos tecidos sintéticos expostos ao sol; permite “respiração” da pele, é naturalmente elástica e não amassa.
Os tradicionais ternos, tanto masculinos como femininos, necessitam de um tecido de alta qualidade, a lã tem sido usada para este artigo, porem com o aperfeiçoamento da industria têxtil, pode-se usar este tecido inclusive no verão. Tem caimento perfeito para roupas mais estruturadas. É bonita de olhar e confortável para vestir. O publico em questão, pode pagar um pouco mais pela qualidade e conforto que este tecido oferece.
Pelas características citadas acima, a lã está ganhando espaço nas coleções femininas, inclusive no verão. A principal fabricante Lã fria do país, é a Paramount Têxtil que, através de um de seus revendedores, a Casa das Casimiras, nos cedeu uma amostra do tecido.  
Microfibra - 100% Poliéster
A microfibra se faz presente nesta coleção como um tecido alternativo. Para dias menos formais e mais quentes, terá quase o mesmo caimento que a lã fria. Suas principais característica são: toque macio, veste bem, tem pouco encolhimento, é resistente e quase não amarrota.
Serão confeccionadas calças e saias com este tecido, desta forma, não causara grandes transtornos por não absorver a umidade do corpo. Para este público a microfibra ideal seria de viscose, mas, faltou amostra.  
Crepe - 100% Poliéster
O Crepe foi escolhido para complementar os tecidos mais pesados desta coleção. Vai dar ao conjunto mais leveza, por ser um tecido mais fino(de gramatura menor) ele é perfeito para as blusas que serão usadas sob os blazers e casacos de lã. Além das blusas o Crepe tem um caimento ideal para sais e vestidos.
Tem um toque áspero porém confortável. Modela o corpo deixando a mulher com uma aparência mais e feminina. Os tecidos crepe em todas as suas variações, fazem parte da alta costura ou "pret-à-porter" de luxo. (Ex. Chanel sempre foi uma grande fã dos tecidos crepe).   

Raport
Imagem do raport feito a mão
Cartela de cores da estampa

Processo de estamparia utilizado: Estampa corrida Estampas corridas realizadas em máquinas de estamparia, que utilizam até 12 cilindros - feita em níquel. Podem estampar algo como 50 metros, ou mais, por minuto. São máquinas caríssimas, usadas normalmente nas fábricas de tecido e malhas.  

Litografia - Desenho ou escrita em pedra, depois estampada em papel; oficina do tipógrafo. Palavra de origem grega formada por lithos (pedra) e grapho (escrever). Esta nova técnica utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e de côr azulada/amarela e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas. Método inventado por Senefelder, que contou a sua descoberta no "Tratado da Litografia" escrito em 1818, e que, em resumo, consistia no seguinte: as pedras eram desenhadas ou escritas com uma tinta pastosa composta pos cera, sabão e negro de fumo, após o que as gravava com uma solução nítica. O ácido não atacava as partes escritas, que estavam protegidas pelas tinta, mas somente as zonas a descoberto. Deste modo obtinha um ligeiro alto relevo, que entintava com uma bala, procurando não sujar as zonas não impressoras, após o que procedia à impressão. Atualmente, embora o princípio seja o mesmo, em vez de pedra utiliza-se chapas metálicas, matérias plásticas ou outras devidamente preparadas.


Litotipografia - Arte de produzir litograficamente uma estampa impressa. Repetição do Raport 
Desenho Técnico
Referências Bibliográficas Referências 1 - Pesquisa sobre Rogério Dias Livros: Dias, Rogério – Museu Metropolitano  de Arte - 4 de junho a 31 de julho de 1994 Obras: Fotografias tiradas do Livro do Museu Metropolitano de Arte Fotografias tiradas na Galeria de Arte Antichitá   Museus Museu de Arte Paranaense – Rua Kellers - Largo São Francisco Galeria de Arte Um Lugar ao Sol - Rua Jaime Reis, 134 – São Francisco Galeria de Arte Solar do Rosário  - Rua Duque de Caxias nº 4 Galeria de Arte Antichitá - Rua Kellers nº 290 loja 6   Referências 2 – Pesquisa de Estamparia e Tendências de Moda Apresentação para tese de mestrado: arquivo ppt Castro, Joceline G. Fernendes de - Relação Homem – Máquina na  Estamparia – abril de 2005   Links www.sebrae.com.br www.dorlastan.com www.style.com www.vogue.com www.modabrasil.com.br www.casapinto.com.br     Referências das Referencias   Referencias (1) O tema deste trabalho veio de uma pesquisa(1) sobre o artista plástico Rogério Dias.   Referencias (2) Este projeto teve o auxilio de uma extensa pesquisa feita na Internet. As pesquisas de Tendências de Moda foram feitas a partir da analise dos desfiles de Outono / Inverno 2005, da Europa, Ásia e Estados Unidos. Sites como Vogue e Style.com serviram de base para a analise dos desfiles em varias partes do mundo tais como: Nova York; Los Angeles; Milão; Paris; Tókio e Madri. Nas paginas da Internet da Bayer®, na divisão de fibras com o nome de Dorlastan®, foram pesquisadas as cores tendências de modelos e diversos temas a serem usados para a estação de Outono / Inverno 2005. Imagens retiradas da Internet foram usadas para o público-alvo e também para a montagem da ambiência. Para a análise técnica de tecidos foram consultados os seguintes sites da Internet: Moda Brasil e Casa Pinto. 





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